APRENDA QUAL A DIFERENÇA, ENTRE REDES SOCIAIS & MÍDIAS SOCIAIS. CONFIRA:

''Muitos se confundem e até acreditam que os dois termos possuem o mesmo significado, mas cada um possui o um propósito diferente. De fato, existe sim, uma diferença entre os dois termos.''



Você sabia que os termos Mídia Social e Redes Sociais já existiam antes mesmo da internet?

Claro que antes da internet eles possuíam significados um pouco diferentes do que vemos hoje, pois foram sendo adaptados ao longo do tempo para atender a realidade atual.

O Marketing Digital, atualmente é focado em grande parte em mídias sociais e redes sociais. Por isso, se você deseja trabalhar o marketing de seu negócio utilizando o meio digital, é importante conhecer a diferença entre os termos Mídia Social e Rede Social.

Mídias Sociais


Anteriormente definido como “o poder de difundir uma mensagem de forma descentralizada dos grandes meios de comunicação em massa”, hoje é definido como “todos os canais ou ferramentas online onde é possível compartilhar informações e conteúdos, que permitem alguma relação (interação) com outras pessoas e os conteúdos disponibilizados”.

Diferente da Mídia (televisão, jornal, radio, etc.), a Mídia Social permite que as vozes individuais possam ser ouvidas. Ou seja, tudo que está na Mídia Social está disponível para todos lerem, se envolverem e contribuírem.

O melhor exemplo de Mídias Sociais são os Blogs. São ferramentas com objetivo de compartilhamento de conteúdo, sendo as relações em segundo plano.

Os blogs disseminam conteúdo e informações ao mesmo tempo em que abre espaço para os leitores interagirem com quem compartilhou o conteúdo (através de comentários, por exemplo).

Segundo Fabio Cipriani, autor de Estratégia em Mídias Sociais: “qualquer plataforma que permita às pessoas se conectarem mantendo listas estáveis ou não de relacionamentos para interagir com outras pessoas”.

Agora que já conseguiu entender o que são as mídias sociais, vamos descobrir o que são as redes sociais!

Redes Sociais


Anteriormente, Rede Social era definida apenas como “criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum”, pois não era preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.

Atualmente, o termo possui basicamente o mesmo significado, mas quando voltado para a área digital, ele é definido como “criar relacionamentos através de ferramentas online (sites de relacionamentos, como Facebook, Instagram, etc.) com pessoas com as quais possuímos alguma ligação e/ou interesses em comum”.

Segundo Claudio Torres, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital: “redes sociais são sites ou recursos que permitem a interação e troca de informações entre pessoas”.

Diferenças entre os termos


Por definição, uma Rede Social não possui o mesmo significado, mas é uma parte da Mídia Social. Por isso a grande dificuldade em diferenciar os termos. 

Mídia Social

- Foco principal no compartilhamento de conteúdo.
- Plataformas utilizadas para compartilhar conteúdo e informações.

Rede Social

- Foco principal na criação e/ou manutenção de relacionamentos entre as pessoas.
- Relacionamento entre pessoas com os mesmos interesses.
- Seleciona uma lista de “amigos” (seguidores) com quem se deseja manter contato.

Parece complicado, né? Mas fique tranquilo, é comum se confundir com os termos. Por isso vamos dar um pequeno exemplo:

Quando nos comunicamos com um grupo de amigos no Facebook, podemos dizer que estamos utilizando uma Rede Social. Quando utilizamos o Facebook para distribuir conteúdos de uma empresa, por exemplo, podemos dizer que estamos utilizando uma Mídia Social.

A plataforma (ferramenta) citada no exemplo acima pode ser considerada tanto uma Mídia Social quanto uma Rede Social, dependendo do uso que se faz dela. A mesma coisa serve para diversas outras plataformas, tais como: Twitter, Blogger, WordPress, Instagram, Youtube e etc…

Ou seja, enquanto as Mídias Sociais englobam um cenário mais amplo, as Redes Sociais são relações entre um grupo de pessoas.



BY ELIAS ROZENDO

É apaixonado por comunicação, fotografia, culinária e literatura; atualmente estuda Publicidade e Propaganda/Jornalismo pela Universidade Bandeirantes de São Paulo.

Comentários