Você já parou para pensar que se você acertar sua publicidade digital, você acerta em cheio o seu cliente?
O resultado das suas vendas podem aumentar consideravelmente com algumas estratégias. Quer saber como?
Organizei aqui 9 formas de publicidade online para você vender o que quiser.
Mas antes de começar, vamos entender uma coisa muito importante…
Por que investir em publicidade digital?
Acompanhando o universo do marketing digital, a quantidade de lojas virtuais cresceu cerca de 9% no Brasil entre 2016 e 2017. Existem ao todo 600 mil sites de vendas, representando aproximadamente 5% dos sites nacionais conforme dados publicados no portal Convergência Digital.
Neste ano, a quantidade de lojas online que não possuem lojas físicas aumentou cerca de 95%, nas quais 46% delas disponibilizam carteira virtual para pagamentos eletrônicos. A adoção de recursos de análise automatizada de visitas aos sites, como exemplo o Google Analytics, cresceu também, na qual 71% das lojas virtuais já investem nessas ferramentas.
O uso das redes sociais cresceu em torno de 72% no ano passado. O Facebook ganhou o primeiro lugar com um crescimento de 54%, seguido pelo Twitter com 36%, o YouTube com 22% e o Instagram com 13%. Por serem amplamente utilizadas como meios de publicidade online eficientes, vamos começar falando dessas ferramentas primeiro!
1 – Redes sociais
Elas alteraram a forma de comunicação humana. Foram personalizadas para atender diversos objetivos e integrá-los por categorias dando espaço para a interação de indivíduos e suas preferências.
De certo modo, as redes sociais estão moldado a cultura digital. São diversas campanhas publicitárias lançadas no meio online buscando integrar indivíduos, seus gostos e necessidades. É preciso entender o público para dar algo de valor à ele e assim ter sucesso.
A publicidade voltada às mídias sociais tem apresentado eficiência nas vendas. A maioria das redes possibilitam fazer anúncios, lançando diversos tipos de conteúdos em suas plataformas.
Com um serviço especializado, as plataformas sociais possibilitam que empreendedores e profissionais de marketing realizem a segmentação do seu público-alvo, delimitando a área geográfica, faixa etária, interesses, entre outras características essenciais no momento de decidir as pessoas específicas que serão atingidas em determinada campanha.
Negócios que possuem bons resultados investem nas redes sociais. Atualmente, elas significam boas oportunidades de posicionamento, relacionamento mais próximo com o público e geram visitas para o seu site ou blog. E a consequência você já conhece, certo? Mais vendas!
Conheça agora algumas redes sociais relevantes em termos de publicidade digital:
O Facebook é uma das mais importantes mídias sociais que teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Em 2012, a plataforma contava com 1 bilhão de usuários. Já no mês passado, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, conforme publicação do próprio CEO da empresa em seu perfil.
Isso significa que a rede social conecta cerca de 2 a cada 7 pessoas ao redor do mundo. Segundo dados da empresa, cerca de 102 milhões de brasileiros se conectavam ao mês no ano passado.
Com campanhas patrocinadas, o Facebook permite alcançar um público específico grande, além de um melhor posicionamento. São mais de 3 milhões de anunciantes ativos em escala global. Os investimentos geralmente são baixos e as campanhas duram o período estipulado pelo profissional.
Tenho me dedicado bastante a entender como funciona o Facebook. Aqui no blog você pode saber sobre os resultados que venho tendo nessa rede nos seguintes conteúdos:
- Como obter mais cliques em seus anúncios do Facebook
- 5 táticas testadas para ganhar seguidores no Facebook e construir sua tribo
- O guia completo para gerar leads qualificados usando os recursos do Facebook Ads
A fim de ampliar sua posição no mundo digital, o Twitter anunciou em abril deste ano as parcerias globais para métricas de campanhas de vídeo. As novas parceiras são as plataformas Moat, Integral Ad Science, Nielsen DAR e comScore.
Visando diminuir os desafios que as marcas ainda têm no meio digital, a empresa passou a oferecer aos anunciantes de sua plataforma informações sobre os impactos de suas campanhas publicitárias de vídeo, apresentando informações da influência que a publicidade gerou no público-alvo e o alcance das mensagens na audiência certa, por exemplo.
O número de usuários mensais alcançou a dimensão de 310 milhões de pessoas no mundo. Porém, a rede vem sofrendo prejuízos nos últimos tempos. O faturamento da empresa vem crescendo com expectativa menor do que a esperada pelos investidores, ocasionando queda nos valor das ações.
O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 e desde então a rede de compartilhamento de fotos e vídeos de até 60 segundos vem ganhando um amplo cenário. Em abril deste ano o Instagram contava com 700 milhões de usuários.
A rede tem sido uma ferramenta útil para mais de 8 milhões de empreendedores e empresas, totalizando 1 milhão de anunciantes ativos com um perfil comercial. São mais de 120 milhões de usuários que usam a plataforma para acessar informações sobre um produto ou negócio.
A população brasileira é considerada a segunda maior comunidade do Instagram no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O nosso país conta com mais de 35 milhões de pessoas ativas mensalmente. Por isso, essa rede é uma das tendências mais importantes da publicidade online.
YouTube
A plataforma de vídeos mais utiliza no mundo transformou a forma de comunicação nos últimos tempos. As pessoas desenvolveram o hábito de assistirem vídeos e acabaram deixando a leitura de lado. E claro, os profissionais de marketing e empreendedores seguiram a tendência para se comunicar com seus consumidores.
Com quase um terço da internet, o YouTube têm mais de um bilhão de usuários em 88 países, disponibilizando 76 idiomas. Aproximadamente um bilhão de horas são assistidas diariamente através da plataforma.
Na questão de publicidade online, a rede aponta um crescimento de 50% no número de canais que recebem seis dígitos por ano pela empresa. Diversas negócios têm apostado na plataforma para conseguirem maiores resultados em suas vendas. E pelo visto os efeitos são muito positivos!
2 – Vídeos
Os meios de comunicação mais intensos e eficientes conhecidos hoje são os vídeos. Eles possibilitaram uma mudança cultural no mundo todo, transformando a comunicação humana. Hoje, produzir um conteúdo em formato audiovisual promove uma publicidade digital efetiva, já que os vídeos são consumidos e viralizados quase que instantaneamente.
Plataformas como o YouTube, Vimeo e Vine são ótimos locais para se anunciar na internet. Por meio do upload de um vídeo é possível acrescentar links personalizados, como banners ou sites, o que pode aumentar a atração da audiência e consequentemente a taxa de conversão.
Com a disponibilização de vídeos sem custo de veiculação, o YouTube é consagrado como uma das mídias mais famosas do mundo na área audiovisual. Com uma configuração simples, plataforma permite a propagação e compartilhamento de diversos tipos de conteúdos audiovisuais, desde notícias, aulas, palestras, clipes de músicas e campanhas publicitárias.
3 – Banners
Os banners foram os primeiros veículos de publicidade na internet e até hoje são reconhecidos pela sua eficácia. Devido a sua popularidade, eles facilitaram o acesso de diversas pessoas a um produto ou serviço através de um clique, sendo que os anúncios geralmente redirecionam o público à uma página de vendas ou site.
Infelizmente com a quantidade gigantesca de informação disponível, o que muitas vezes indica uma poluição visual, as pessoas perderam o interesse nos letreiros online. Muitas até confessam que estão cheias de tanta propaganda na internet.
Por isso é importante saber se comunicar com o seu público para que a publicidade seja ideal à audiência e assim poder vender o que quiser. Uma dica aqui é utilizar as ferramentas que o Google Adwords dispõe, tais como o planejador de palavras-chave. Dessa forma, se alguém está pesquisando sobre determinado assunto, o banner vem de encontro com a resposta que ele está procurando, aumentando as conversões.
4 – Motores de busca
Com um banco de dados abrangente, os motores de busca são ferramentas a serem levadas em conta na hora de fazer publicidade digital. O maior deles, o Google, conta com um serviço para realizar anúncios patrocinados, chamado de Google Adwords.
Os anúncios pagos melhoram o posicionamento do seu negócio, pois os usuários te encontram mais facilmente já que o serviço de publicidade do Google se encarrega de exibir o seu site no topo das primeiras páginas de acordo com a pesquisa do usuário.
Utilizando técnicas de SEO, é possível inserir uma quantidade específica de caracteres no anúncio. Sobre o pagamento, geralmente os empreendedores escolhem a opção de pagar de acordo com a quantidade de cliques realizada em seus anúncios.
5 – Blogs
Os blogs podem ser usados para divulgar conteúdo mais persuasivo e redirecionar às vendas com maior facilidade. A partir de artigos de conversão, os blogs estão disseminando histórias que passam uma mensagem de resolução de um problema, que muitas é um produto ou serviço a ser vendido.
Outro ponto chave para fazer publicidade com blogs é estabelecer parcerias. Pedir para uma autoridade da sua área de atuação escrever para seu blog ou recomendar seu produto seja através de texto ou vídeo. Isso pode aumentar bastante a sua audiência e, em sequência, suas vendas!
Aproveitando a chance, tenho alguns conteúdos sobre blog que podem te ajudar:
- 7 passos para criar um blog de negócios e alavancar suas vendas na internet
- Como Criar Conteúdo para seu blog e Gerar Leads
6 – Email marketing
Uma ferramenta muito importante para fazer publicidade sem que fique na cara do usuário que você está empurrando uma propaganda é o e-mail marketing. Quando utilizado com inteligência criativa, esse tipo de ferramenta permite passar uma mensagem de compra mais polida sem desagradar o usuário, disfarçando a publicidade digital em si.
Lembre-se que é importante passar uma boa impressão desde o primeiro e-mail quando o usuário se cadastra na sua lista. Mas qual é o melhor e-mail de boas vindas? Vai depender muito do seu público e da sua forma de comunicação. Sempre que puder, se coloque no lugar dos seus leads pensando qual é a real necessidade deles e isso vai facilitar na hora de escrever uma comunicação eficiente.
Bom, como esse é um assunto específico e um pouco extenso, eu explico melhor como fazer um e-mail que conquiste o seu cliente da primeira vez que você fala com ele lá no Portal Laboratório Digital.
7 – Remarketing
O método de publicidade digital que tem sido útil e rentável para pequenas e grandes empresas é o remarketing. Ele possibilita rastrear os usuários que visitaram seu site mas deixaram de fazer uma compra.
Nesse sentido, o remarketing cria anúncios personalizados que acompanham os usuários em sua navegação na internet com o objetivo de realizar a conversão. Mas é importante pensar no período em que o método será aplicado ao usuário, pois além de ter um custo considerável, ele pode se tornar invasivo, aborrecendo a pessoa.
8 – Dispositivos móveis
No mês passado, o Instituto de Pesquisa GSMA Intelligence divulgou que existem mais de 5 bilhões de pessoas com aparelhos móveis. Isso equivale a 67%, isto é, dois terços da população mundial. O número de dispositivos móveis já superou a quantidade de pessoas há algum tempo atrás. E fica evidente que esse número só vai aumentar.
Diversas pesquisas já apontam que os celulares são os principais meios de acesso à internet em nosso país. Por isso, eles têm sido importantes aliados para que as marcas realizem seus anúncios e possam atingir esses usuários.
Nesse sentido, é fundamental realizar a adaptação dos anúncios com criatividade a fim de alcançar o público-alvo e vender mais. A comunicação está sendo cada vez mais visual, logo, pequenas frases acompanhadas de imagens ou vídeos têm apresentado bons resultados. O comportamento dos usuários tem mudado constantemente, exigindo um design responsivo e um tempo de carregamento curto.
9 – Janelas pop-ups
Essa é uma das formas de publicidade digital que mais incomodam os usuários, pois faz com que uma janela apareça quando se abre uma página. Para não afastar seus potenciais clientes, não use um anúncio pop-up muito invasivo, e sim insira em seu próprio site uma janela de convite de cadastro ao usuário.
Solicite informações básicas para não perder a atenção da pessoa, como nome e email para participar da sua newsletter. Esse é um recurso simples que ajuda a aumentar a sua lista e ter melhores resultados em suas vendas.
E vamos terminando por aqui…
A publicidade digital envolve diversas formas para alcançar a audiência certa, não é mesmo? Com essas dicas, você já pode vender o que quiser na internet! Ah, mas eu ensino mais algumas estratégias de publicidade digital para alavancar suas vendas, como no link abaixo…
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João Paulo Pereira
Fundador da Agência Digital FliP, Co-Fundador da Go Up! Estratégias Digitais, Fundador do Treinamento Funil de Vendas Imparável, Consultor em Marketing Digital e Funil de Vendas! Simples e que acabou de cumprir a meta de mochilão pela Europa! :)
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